Advocacia Julliana Alves

cálculo para posentadoria

Como aumentar o tempo de contribuição para a aposentadoria?

saiba como aumentar o tempo de contribuição na hora de pedir sua aposentadoria

É isso mesmo que você leu, como conseguir aumentar o tempo de contribuição para a Aposentadoria?

Mas, antes de responder a essa pergunta, vou te dar um exemplo do porque você precisaria aumentar seu tempo de contribuição.

Imagine a seguinte situação: João tem 65 anos de idade completos, antes mesmo da data da Reforma da Previdência, e também já tinha 14 anos de tempo de contribuição. Ocorre que para essa aposentadoria, João além de ter os 65 anos de idade também precisaria de 180 contribuições (ou seja, 15 anos de tempo de contribuição).

E aí, João verifica que não possuía os 15 anos de tempo de contribuição e desiste de solicitar seu benefício, ou, pior, faz o requerimento junto ao INSS, e seu pedido é indeferido, pois não cumpriu com a carência das 180 contribuições.

Então, será que realmente ele não tinha como comprovar todos os 15 anos de contribuição? Mesmo assim é possível aumentar o tempo de contribuição para requerer sua aposentadoria?

A primeira dica seria: Você não pode confiar na simulação do tempo de contribuição do site do INSS (costumamos dizer que toda vez que alguém confia no INSS uma fada morre,rs). Isso porque nem sempre seu CNIS estará realmente atualizado, podendo estar faltando um ou vários períodos com contribuição.

Contudo, respondendo a pergunta do início do texto, pode ser que você tenha períodos para serem averbados que ainda não constem no seu CNIS. E, alguns exemplos disso são:

  • Período de trabalho no serviço militar obrigatório;
  • Período de trabalho rural;
  • Período como aluno aprendiz;
  • Período de trabalho especial;
  • Período no serviço público;

Dessa forma, averbando um período, como os citados acima, que poderia passar despercebido, você talvez consiga atingir o tempo mínimo necessário de carência e conseguir o seu benefício.

Portanto, para ter uma maior certeza e segurança nessa e em outras questões previdenciárias, o ideal é buscar sempre por auxílio de um especialista na área.

E, não deixe de acompanhar essa e outras informações previdenciária em nosso site, ou nas nossas redes sociais!

Site: www. advocaciaja.com.br

Instagram: http://instagram.com.br/jullianaalves.advogada

 

WeCreativez WhatsApp Support
Precisa de ajuda? Fale conosco!
👋 Oi em que posso ajudar?