Advocacia Julliana Alves

Faltam vínculos de emprego ou contribuições no INSS? O que pode ser feito?

Acessou o site do MEU INSS e foi conferir o histórico de contribuições no seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e para sua surpresa, viu que estavam faltando ou haviam informações incorretas? E agora, o que pode ser feito?

Saiba que essa situação é muito mais comum do que deveria. Acontece que antes da informatização dos sistemas pelo INSS, todos os lançamentos da vida contributiva do cidadão eram feitas manualmente.

Portanto, é muito comum quando acessamos o CNIS, haver divergência de informações ou até mesmo dados que não foram lançados. O que não é bom, pois o INSS se vale das informações que constam no seu CNIS, para análise da concessão de algum benefício previdenciário. Seja uma aposentadoria, um auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio doença), ou qualquer outro benefício.

Com as informações constantes lá é que o INSS verifica na hora da concessão do benefício se você possui qualidade de segurado, se possui tempo mínimo de contribuição exigido, e até mesmo para o cálculo do benefício pleiteado.

Alguns erros são mais comuns, como por exemplo: salário de contribuição incorreto; sem data de término do vínculo empregatício; ou até mesmo, determinado período trabalhado que não consta nenhuma informação.

Mas, a boa notícia é que esse problema tem solução, e é feito diretamente ao INSS por meio de provas documentais existentes, como a sua Carteira de Trabalho sem rasuras, por exemplo.

Portanto, é muito importante ficar de olho no seu histórico contributivo junto ao INSS, e havendo divergência, a solicitação para correção deverá ser realizada, evitando maiores desgastes na hora em que for solicitar algum benefício previdenciário.

E, se houver dúvida de como proceder para corrigir este ou outros erros existente no seu cadastro, procure um advogado especialista da sua confiança.

E, não deixe de acompanhar essas e outras informações no nosso site e nas redes sociais, nos links abaixo.

Até mais!!!

Dra. Julliana Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Precisa de ajuda? Fale conosco!
👋 Oi em que posso ajudar?